sábado, 22 de março de 2014

POR DENTRO DE UMA OBRA: José Rosário

JOSÉ ROSÁRIO - Jogando cartas - Óleo sobre tela - 50 x 70 - 2014

Numa tarde de domingo.

Num passeio pela cidade mineira de Caratinga; numa tarde de domingo; encontrei uma cena bem comum das pequenas cidades do interior de Minas Gerais: grupos de aposentados nas praças, jogando cartas.
Gostei muito dessa cena, não só pela variedade de expressões de cada figurante, mas principalmente pelo colorido variado de suas vestimentas, que fiz questão de não alterar.
Não fiquei sabendo o resultado daquela partida, mas pelas expressões, parece que o senhor de cabelos brancos está com um leve sorriso nos lábios e há uma certa tensão no senhor de chapéu preto, que distribui as cartas.
Gosto de cenas assim, despojadas e que permitem bastante o estudo de expressões.

PALETA DE CORES
. Branco de titânio
. Amarelo claro permanente
. Amarelo ocre
. Vermelho de cádmio
. Terra de siena natural
. Terra de siena queimada
. Sépia
. Marrom Van Dyck
. Azul de cobalto
. Carmim
. Verde Veronese
. Verde óxido de cromo

DETALHES DA OBRA






12 comentários:

  1. Gostei muito do seu comentário POR DENTRO DE UMA OBRA, sobre a sua linda tela JOGANDO CARTAS. Uma verdadeira aula, com informação, até, das tintas utilizadas. E repito: admiro a sua
    fidelidade aos temas que refletem a cultura do interior mineiro, onde você nasceu.
    Parabéns!, mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua vinda por aqui. É um prazer compartilhar um pouco do meu trabalho.

      Excluir
  2. Esta obra é magnífica! lembro-me de momentos como este... pessoas sentadas jogando cartas, praça cheia de alegria, maravilhoso!
    Mais uma vez: parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa parece ser uma realidade de várias cidades brasileiras, não?!
      Gosto dessa temática. Pintar a figura humana é sempre fascinante.
      Grande abraço, Vidal!

      Excluir
  3. Essa cena me lembra meu avô! Quando ele senta para contar suas histórias da mocidade, dos tempos difíceis que passou junto com minha avó... Hoje eles tem quase 52 anos de casados e são uma referencia para toda nossa família!!!
    Abraço José! Belíssima obra!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, guarde essas e outras boas referências dele. Elas não te abandonarão nunca, mesmo depois da "grande ausência".
      Forte abraço!

      Excluir
  4. José Rosário, cheguei aqui, através do seu comentário deixado no meu Blog, no post de minha viagem aos Jardins de Monet. Ao chegar aqui, tenho a surpresa grata de ver que você expressa seu olhar cotidiano através da pintura também ( assim como Monet). Houve uma época da minha vida, que pintei telas, pra mim e para algumas amigas e amigos. Hoje, não pinto mais à óleo. Quero lhe disser que suas pinturas são maravilhosas e até me bateu uma vontade de voltar às tintas. Parabéns pelo blog e pelas suas lindas obras. um grande abraço. Margarete.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Margarete, agradeço a sua vinda e também os incentivos.
      Sempre dou uma escapada ao seu blog. Gostei muito dele.
      Grande abraço!

      Excluir
  5. Que sorte desses senhores...imortalizados numa obra de arte de um dos melhores pintores do Brasil...Obrigado por compartilhar...Abs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sorte a minha, Dan, de encontrar uma cena tão pronta.
      Obrigado por vir, amigo.
      Grande abraço!

      Excluir