domingo, 3 de junho de 2012

SPINOZA

Estátua de Spinoza, em Haia.

Há um conceito equivocado de que a Filosofia segue em contramão com a Teologia. Mesmo que não caminhem em paralelo, alguns filósofos deixaram excelentes colaborações no campo teológico e algumas de suas visões encontram adeptos em diversas partes do mundo. Bento de Spinoza, também conhecido como Baruch Spinoza, defende uma religião universal, que prega a natureza da realidade. Para ele, Deus e natureza são dois nomes para a mesma realidade. Teoria defendida e vivida por Einstein e muitos cientistas, que tinham uma opinião mais universal da definição de Deus. Um outro ponto importante do pensamento de Spinoza diz respeito à liberdade. Para ele, liberdade não é a possibilidade de dizer "não" àquilo que acontece, mas sim a possibilidade de dizer "sim" e compreender completamente por que as coisas deverão acontecer de determinada maneira.
Spinoza nasceu a 24 de novembro de 1632 em Amsterdã, na Holanda, e faleceu em Haia, também Holanda, no dia 21 de fevereiro de 1677.


Deixo abaixo, um depoimento escrito por Spinoza. Não é  preciso ter espírito religioso para aceitá-lo, apenas um raciocínio lógico para conseguir apreendê-lo:

SE DEUS TIVESSE FALADO, ELE TERIA DITO:

"Pára de ficar rezando e de bater no peito! O que quero é que saias pelo mundo e desfrute de tua vida. Eu quero que gozes, cantes, te divirtas e que desfrutes de tudo o que Eu fiz para ti.
Pára de ir a certos templos lúgubres, obscuros e frios que tu mesmo ergueste e que acreditas serem a minha casa. Minha casa está nas montanhas, nos bosques, nos rios, nos lagos, nas praias e no coração das pessoas. Eu nunca te disse que há algo mau em ti ou que és um pecador, ou que tua sexualidade é algo mau. O sexo é presente para expressar teu amor, tua alegria.
Pára de ficar lendo supostas escrituras que mais tem a ver com ignorância e miséria humanas, do que com minha grandeza e bondade. Hás de ler-Me num amanhecer, numa paisagem, no olhar de amigos, no teu filhinho. Sim, me encontrarás em um bom livro, numa poesia, numa obra de arte e, quem sabe, em um mendigo, num enfermo, num injustiçado, numa folha seca. Ter medo de Mim? Eu não te julgo, não de critico, nem te incomodo e nem castigo. Amor eu sou, puro amor. Teu modo de Me louvar é confiar em Mim.
Pára de Me pedir perdão. Se Eu te fiz, Eu te enchi de paixões, de limitações e prazeres, de sentimentos, de necessidades, de incoerências e fragilidades. Como posso te castigar por ser como és, se Eu sou quem te fez? Meu nome é Compaixão. Crês que Eu seria capaz de criar um lugar para punir filhos meus, pelo resto da eternidade, só porque não deram conta de se comportarem bem? Que tipo de Deus poderia fazer isso? Que ideia é essa?
Respeita teu próximo e não faças a ele o que não queres para ti. A única coisa que te peço é que prestes atenção à tua vida, que teu estado de alerta seja seu guia. Esta vida não é uma prova, nem um degrau, nem um passo no caminho, nem um ensaio, nem um prelúdio para o paraíso. Esta vida é o único tesouro que há; o único de que precisas para Me homenagear, curtindo a vida.
Eu te fiz livre, isto é, relativamente responsável. Não há prêmios nem castigos. Ninguém preenche um placar. Ninguém leva um registro. Tu és condicionalmente livre para fazer de tua vida uma dádiva ou uma ameaça, um céu ou um inferno.
Vive como se esta vida fosse a única oportunidade de existir, de aproveitar, de amar. Assim, terás aproveitado bem da oportunidade que te dei, sendo correto e vivendo feliz. Só irei te perguntar se gostaste; se te divertiste e do que mais gostaste; o bem que fizeste, o que aprendeste e se valeu a pena. Quero que Me sintas em ti ao beijar tua amada, ao agasalhar tua filhinha, ao acariciar teu cachorro, ao nadar no mar.
Pára de Me louvar! Aborreço-Me quando Me pedem desculpa. Canso-Me quando Me agradecem, Me louvam. Tu se sentes grato? Basta isso. Cuida de ti, de tua saúde, de tuas relações, do ambiente. Expressa tua alegria! Esse é o jeito, o único de Me louvar. Entendeste? Para que mais? Procura-Me dentro de ti, nos outros, nas coisas e, sobretudo, nas relações que vives. Aí é que estarei, abraçado contigo."


10 comentários:

  1. Zé.

    Texto fantástico. Cumpre o papel necessário de estimular a reflexão. Acho que um texto como esse, numa segunda-feira chuvosa (chuvosa aqui em Curitiba), é um convite para que cada um faça o melhor da sua vida. Obrigado...

    At, William

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi esse texto de presente, ontem, Willian. Achei impossível não poder dividi-lo com outras pessoas. Esperam que cada um tire suas conclusões e aproveite muita coisa boa que há nele.
      Obrigado por vir e grande abraço!

      Excluir
  2. José Rosário,

    Belíssimo texto!
    Criador-Criatura sendo um só e traduzido em todos os gestos, sentimentos e escolhas de cada um! Qdo isso realmente acontecer nao haverá mais espaço para a infelicidade no mundo!

    Agradeço a partilha!
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wania, eu que agradeço a solidariedade da mensagem. Um grande abraço!

      Excluir
  3. Caro José Rosário,
    Acabava de ler a parábola do filho pródigo, onde o Pai recebe o seu filho que muito errara, com beijos e abraços, quando me deparei com a mensagem de Spinoza, o que me levou a refletir sobre a misericórdia e bondade infinitas do nosso Criador, para com todo nós, criaturas ainda imperfeitas, mas destinadas a perfeição.
    Obrigado por mais esta pérola.
    abraço.
    ari edson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este texto do Spinoza me levou a muitas outras reflexões também, Ari. Que continue a nos despertar outros bons sentimentos.
      Abraço!

      Excluir
  4. Olá José,
    Inclível o texto que você postou, realmente é um raciocínio lógico. Eu acredito que Deus esta em todo lugar e principalmente na natureza, esta é uma reflexão que fala a outra versão que Deus diz de sua criação, além do que dizer a biblia e as igrejas. Spinoza é um sábio. Nós estamos aqui para viver, e Deus quer que sejamos felizes, sem ficar somente se lamentando e pedindo perdão. Muito obrigado por nos compartilhar este pensamento!!!

    Marcos Araújo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho me surpreendido com todas as reações de pessoas para as quais enviei esse texto. Muitas delas já sentem essa necessidade de uma religião mais cósmica e menos dogmática.
      Penso que enquanto não estivermos preparados para perceber Deus na sua essência mais simples, todos os outros caminhos serão completamente desnecessários.
      Um abraço, Marcos!

      Excluir
  5. Olá José.
    Tenho todas as obras de Spinoza, lí todas das que foram traduzidas para o português e sinceramente não encontrei este texto que voçê postou, em nenhum dos livros que tenho comigo.
    Não estou criticando, longe disso, apenas achei estranho não ter encontrado este texto nos meus livros.

    Este pequeno trecho, sintetiza toda filosofia de Spinoza e é radicalmente contrario a este texto que lhe enviaram, veja.

    ---------------------------------------------------------------
    Spinoza nos revela que nas ações humanas, há determinação por outro quando o indivíduo é paciente, e uma maneira do ser humano evitar ser um paciente, e ser agente, é seguindo a razão. Nenhum ser humano é capaz de seguir a razão o tempo todo, pois sempre estamos sujeitos a que outras coisas nos determinem; mas, quanto mais um indivíduo humano segue a própria razão, mais ele se liberta.

    Ao seguir a própria razão o indivíduo humano faz o que é bom para si mesmo, isto é, aquilo que está de acordo com seu conatus. As pessoas nem sempre sabem o que é bom para si mesmas, isto é, o que as preserva e aumenta seu poder de agir. Muitas vezes elas agem de acordo com aquilo que imaginam ser bom, embora isso na verdade seja mau.

    Para Spinoza, uma das principais fontes de perda de liberdade é, paradoxalmente, a crença no livre-arbítrio, pois aquele que crê no livre-arbítrio simplesmente ignora porque age como age, e por isso é menos livre do que se conhecesse as causas das suas ações.

    Veja tambem este link, muito interessante, onde demonstra com muita clareza os três principais motivos que levam os homens a se destruirem, leia com bastante atenção.
    http://www.psbnacional.org.br/bib/b43.pdf

    Desculpe-me em ter me atrevido a comentar neste seu blog e se parecí de algum modo mal educado.
    Se voçê encontrar alguma referência de algum livro de spinoza onde contenha este texto, entre em contato comigo, pois me interessaria muito.
    jabaaraujo@hotmail.com

    Tudo de bem.
    Airton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recebi seu comentário sobre Spinoza. Pra ser sincero, aquele texto me chegou pelas mãos de uma senhora de 92 anos e já o vi circulando pela rede por mais vezes depois disso. Também achei as ideias um pouco diferenciadas da visão mais pratica e racional de Spinoza, mas acabei por coloca-lo assim mesmo. Não tenho as obras de Spinoza como você e o que tenho dele é uma visão mais generalizada e menos profunda. Mas me pareceu algo bom de compartilhar, ainda que a fonte tenha sido incerta.
      Depois que o publiquei, tenho procurado mais artigos sobre ele e ainda não vi nada que identificasse tanto com isso.
      Mas, agradeço sua atenção e o bom das ideias é exatamente isso, que elas circulem e provoquem algo. Como lembrou o Yes em uma de suas músicas: "Espalhe a notícia e faça o mundo girar".
      Abraço!

      Excluir